Saudações a Gabriel Pimenta: Advogado do Povo
No dia 18 de Julho, em Marabá, Pará, Gabriel Sales Pimenta (Juiz de Fora, 20 de novembro de 1954) foi assassinado pelo latifundiário Manoel Cardoso Neto, o Nelito.
Depois de formado, Gabriel Pimenta, dedicou sua vida para servir ao povo. Destemido enfrentou a instituição mais reacionária do nosso país, o latifúndio. Advogou na defesa de dezenas de camponeses pobres sem-terra em nosso país. Sua última causa ganha antes de ser brutalmente assassinado foi também a primeira causa ganha na justiça em favor dos sem-terra no Pará.
Contrariando os interesses dos latifundiários da região, Gabriel Pimenta conquistou junto a 160 famílias a legítima posse da fazenda Mãe Maria, região de Pau Seco, à aproximadamente 18 quilômetros do município de Marabá. Fazendo valer o direito da terra para quem nela trabalha!
Apavorados com a vitória popular, o latifúndio mostrou sua face horrenda e fez o que é de praxe, mandou assassinar o advogado do povo, esperando assim causar terror para desestimular o povo a lutar, mas isso só aumentou o estado de tensão no Pará e em todo o país. O bandido Manoel Cardoso Neto, irmão do ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso, foi preso na época, mas em seguida liberado. Ficou “foragido” da justiça durante 20 anos, esperando que assim o crime fosse prescrito.
Absolvido pela justiça oficial, continua “dono” de inúmeras terras Brasil afora, perpetuando, assim, a fome, a miséria e a desigualdade, próprias do latifúndio. Dessa e de inúmeras outras experiências fica a certeza para os oprimidos pelo latifúndio, pela grande burguesia e pelo imperialismo em nosso país que não podemos esperar nada da justiça desse Estado, pois ela está totalmente a serviço dos interesses das classes dominantes.
E que só mesmo o povo em luta pode impor seus direitos e assegurar através da organização a verdadeira justiça! Fazendo jus assim a todo o sangue derramado daqueles que tombaram por lutar pelo justo!


Gestão Interina
Tecnologia do Blogger.
MANIFESTAÇÃO

Fotos
Pesquisar conteúdo
Artigos Mais Vistos
-
A Comissão Eleitoral divulga a lista completa com integrantes, campus e a respectiva coordenadoria dos membros das chapas concorrentes ao ...
-
Parte 2: Hoje, dia 27 de setembro de 2011 não fosse a situação cômica por parte de um dos entrevistados na Rádio Educativa FM 94,5, s...
-
Um novo trote por uma nova Universidade Manifestamos nossas saudações ao momento de integração entre veteranos e calouros qu...
-
Porto Velho, 25 de novembro de 2011. Vimos aqui denunciar mais uma vez as armações e tramoias da quadrilha de Januário...
Categorias
- advogado (1)
- APOIO (36)
- ARIQUEMES (1)
- BONECO (1)
- BURITIS (1)
- Cacoal (1)
- DIREITO (1)
- ELEIÇÃO REITORIA (1)
- ESCOLA POPULAR (1)
- Eventos (1)
- FORA JANUÁRIO (1)
- GREVE (72)
- GREVE 2011 (1)
- IMPRENSA (1)
- IV ENCONTRO ESTUDANTES (1)
- JANUÁRIO (1)
- Jí-Paraná (1)
- JIRAU (1)
- latifúndio (1)
- Lúcio Flávio (1)
- Luta Camponesa (3)
- MANIFESTAÇÃO (2)
- MATERIAS (1)
- MEC. (1)
- MEPR (1)
- NOTAS (10)
- OCUPAÇÃO (49)
- OPERÁRIOS JIRAU (1)
- Pará (1)
- povo (1)
- PROFESSOR RENATO (1)
- REBELIÃO (1)
- REITOR (1)
- REVOLTA JIRAU (1)
- ROLIM DE MOURA (1)
- UNIMONTES (1)
- UNIR (22)
- USP (1)
- VIDEO (2)
Arquivos do blog
- julho (5)
- maio (9)
- abril (7)
- março (6)
- fevereiro (5)
- dezembro (1)
- novembro (3)
- outubro (1)
- julho (4)
- junho (7)
- maio (3)
- abril (3)
- março (4)
- fevereiro (9)
- janeiro (2)
- dezembro (4)
- novembro (9)
- outubro (4)
- setembro (4)
- agosto (10)
- julho (2)
- junho (2)
- maio (8)
- abril (10)
- março (4)
- dezembro (7)
- novembro (47)
- outubro (25)
- setembro (21)
- agosto (2)
- julho (1)