Estudantes de Rolim de Moura enfrentam repressão e denunciam a farsa da democracia eleitoral
VEREADORES MANDAM POLÍCIA AGREDIR ESTUDANTES
Vídeo com as imagens de agressão por parte da polícia militar a estudantes e professores
Revoltada, uma comerciante que acompanhou de perto a manifestação, desabafou “e ainda dizem que vivemos num estado democrático de direito? Numa democracia? Isso é um absurdo!”. Outro popular que se dirigiu à Câmara e ficou indignado com a ação truculenta da PM a mando dos vereadores, acompanhou de bicicleta todo o protesto. “Eu me solidarizo com os estudantes e na próxima manifestação convidarei meus vizinhos a participar”, conclui. “Querem nos calar, mas não impedirão o protesto popular. Nossa causa é justa e temos o apoio do povo”, foi enfático um estudante da Escola Priscila Chagas.
Fonte: Moclate - Movimento Classista dos Trabalhadores em Educação


PANFLETO: Defender com unhas e dentes a educação pública!
Panfleto distribuído pela cidade de Porto Velho hoje, dia 30 de agosto, durante manifestação estudantil:


Nota Movimento estudantil secundarista e UNIR
Compreendemos e enxergamos a justeza da manifestação organizada pelos estudantes de várias escolas da capital neste dia 27 de agosto em frente a UNIR centro e lembramos que em 2010 estudantes secundaristas e universitários se uniram e ocuparam o prédio da reitoria para barrar a adesão integral da universidade ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e garantir a segunda fase do processo para aquele ano. Existe um histórico várias lutas entre universitários e secundaristas em Porto Velho, é importante entendermos que a nossa luta é uma só. Portanto devemos lutar juntos.
Desde o dia 17 de maio os estudantes da UNIR e de várias instituições federais de ensino superior estão sem aulas em decorrência da Greve Nacional dos Docentes, reivindicando reajuste salarial, plano de carreira e melhores condições de trabalho.
Assim como grande parte dos estudantes por todo o Brasil, apoiamos integralmente a dura luta que os professores estão travando contra o Governo Dilma e seus lacaios, como o monopólio de imprensa e as forças policiais do Estado Brasileiro. Entendemos que somente a luta organizada e combativa dos trabalhadores transformará a atual realidade brasileira. Ressaltamos que neste momento em várias universidades pelo país os estudantes encontram-se em greve, realizando manifestações e ocupando prédios em suas faculdades.
Devemos concentrar nossas energias para combater as causas dos problemas enfrentados pelos estudantes, funcionários e professores das universidades públicas. O Ministério da Educação (Aloizio Mercadante - PT) com suas políticas de privatização e contra-reforma universitária sucateiam e destroem o ensino superior público há anos, porém, desde 2007 implanta de forma irresponsável e catastrófica o REUNI. Este famigerado “programa de expansão das universidades”, no qual se cria novos cursos, amplia-se o número de vagas, mas não se garante estrutura física mínima de funcionamento e nem contratação de professores suficientes, é o mais duro golpe que o ensino superior público sofreu nos últimos anos. Esta situação gerou a grande greve que vivemos hoje nas universidades e institutos federais.
Dado tal situação, conclamamos o movimento estudantil secundarista a caminhar conosco ombro a ombro num forte e continuado combate ao lado de professores e técnicos das universidades para defender com unhas e dentes melhores condições de estudo e trabalho. Realizaremos, conjuntamente, um Grande Ato no dia 30 de agosto no centro da cidade de Porto Velho.
TODO APOIO A GREVE DOS DOCENTES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS!


Manifestação dos estudantes secundaristas conquista reunião extraordinária com a Reitoria da UNIR
No último dia 27 de agosto (segunda-feira) dezenas de estudantes secundaristas das escolas púbicas de Porto Velho realizaram uma manifestação em frente ao prédio administrativo da UNIR no centro exigindo esclarecimentos da reitoria sobre como se dará o processo seletivo 2013 com a Greve Nacional dos Professores.
Após muitas intervenções agitativas os estudantes foram recebidos pela reitora Berenice Tourinho juntamente com o assessor de gabinete e o pró-reitor de graduação, acompanhados pelo DCE.
O auditório da UNIR centro lotou sua capacidade, e instaurou-se uma espécie de assembleia dos estudantes secundaristas. Membros da comissão de organização da manifestação se posicionaram sobre qual os questionamentos, e logo depois ouviram dos representantes da Universidade Federal de Rondônia os devidos esclarecimentos.
O DCE sauda os estudantes secundaristas por mais essa demonstração de democracia e organização!
VIVA O MOVIMENTO ESTUDANTIL SECUNDARISTA!
Veja as fotos:


ROLIM DE MOURA - Passeata estudantil denúncia o aumento abusivo de salários dos vereadores
Comerciantes aplaudiram a iniciativa dos estudantes. Uma campanha de finanças pede que populares se comprometam a ajudar o movimento, já que os estudantes só tinham um megafone na manifestação e necessitam de faixas e carro de som. Na rua, de forma organizada, os estudantes criaram um cordão de isolamento de ciclistas para auxiliar o trânsito e evitar acidentes, “Não precisamos de policiais aqui, afinal a polícia só aparece pra reprimir. Sabemos nos organizar sozinhos”, enfatizou um jovem que estava de bicicleta.
Segundo o representante do CAHIS (Centro Acadêmico de História da UNIR do Campus de Rolim de Moura), que esteve presente apoiando os estudantes secundaristas, “o movimento é justo, pois esse aumento é imoral e não condiz com a realidade do município. Nós, estudantes da UNIR apoiamos e defendemos a manifestação”. Estudantes das escolas mais distantes vieram a pé e de bicicleta e se concentraram em frente à Câmara de Vereadores. “Nosso movimento quer denunciar a pouca vergonha desses vereadores e do prefeito. Basta olhar para as ruas dos bairros, empoeiradas, com buracos, pontes caindo”, disse um Estudante do 3º ano do Ensino Médio da escola Tancredo Neves. “Em nosso bairro [Olímpico] o ginásio de esportes caiu e a prefeitura nada fez. A realidade na periferia não muda e esses políticos só aparecem em ano de eleição” denunciou um estudante da escola Maria Rabelo.
O Movimento que iniciou na segunda-feira, na escola Cândido Portinari se estendeu para outras escolas e categorias. Para uma estudante dessa escola a ideia é que todas as escolas da rede pública se manifestem em todas as sessões da câmara. “Queremos impedir esse absurdo que é o aumento do salário de vereadores. Mas, além disso, entendemos que a população de uma forma geral tem que participar, em campanhas pela internet, apoiando os filhos para que participem, estendendo faixas e cartazes no
Muitos estudantes denunciaram o autoritarismo nas escolas, onde diretores querem impedir que Grêmios Estudantis sejam criados. “A ditadura acabou! Vamos criar grêmios em todas as escolas e nenhuma direção autoritária vai nos impedir. Nós somos do novo Movimento Estudantil que não se vincula a partidos eleitoreiros e não aceitamos as imposições nas escolas. Sabemos nossos direitos. Convidamos os funcionários da rede pública municipal a fazer uma grande manifestação na próxima sessão. Um dia de Paralisação com manifestação na rua”, enfatizou uma estudante da Escola Cândido Portinari. “Povo de Rolim de Moura, tem gente morrendo nos hospitais por falta de infraestrutura. As ruas não tem asfalto, nos bairros não tem iluminação. Onde está o dinheiro do IPTU? Da Taxa de Iluminação Pública? É hora de dar um basta a tudo isso! Vamos às ruas!”, foi a convocação feita pelos estudantes.


PREPARAÇÃO PARA MANIFESTAÇÃO
VIVA A GREVE GERAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS!
VIVA O MOVIMENTO ESTUDANTIL COMBATIVO DA UNIR!


PROTESTO POPULAR DENUNCIA A FARSA ELEITORAL E AUMENTO ABUSIVO DE SALÁRIO DE VEREADORES




Gestão Interina
MANIFESTAÇÃO

Fotos
Pesquisar conteúdo
Artigos Mais Vistos
-
A Comissão Eleitoral divulga a lista completa com integrantes, campus e a respectiva coordenadoria dos membros das chapas concorrentes ao ...
-
Parte 2: Hoje, dia 27 de setembro de 2011 não fosse a situação cômica por parte de um dos entrevistados na Rádio Educativa FM 94,5, s...
-
Um novo trote por uma nova Universidade Manifestamos nossas saudações ao momento de integração entre veteranos e calouros qu...
-
Porto Velho, 25 de novembro de 2011. Vimos aqui denunciar mais uma vez as armações e tramoias da quadrilha de Januário...
Categorias
- advogado (1)
- APOIO (36)
- ARIQUEMES (1)
- BONECO (1)
- BURITIS (1)
- Cacoal (1)
- DIREITO (1)
- ELEIÇÃO REITORIA (1)
- ESCOLA POPULAR (1)
- Eventos (1)
- FORA JANUÁRIO (1)
- GREVE (72)
- GREVE 2011 (1)
- IMPRENSA (1)
- IV ENCONTRO ESTUDANTES (1)
- JANUÁRIO (1)
- Jí-Paraná (1)
- JIRAU (1)
- latifúndio (1)
- Lúcio Flávio (1)
- Luta Camponesa (3)
- MANIFESTAÇÃO (2)
- MATERIAS (1)
- MEC. (1)
- MEPR (1)
- NOTAS (10)
- OCUPAÇÃO (49)
- OPERÁRIOS JIRAU (1)
- Pará (1)
- povo (1)
- PROFESSOR RENATO (1)
- REBELIÃO (1)
- REITOR (1)
- REVOLTA JIRAU (1)
- ROLIM DE MOURA (1)
- UNIMONTES (1)
- UNIR (22)
- USP (1)
- VIDEO (2)
Arquivos do blog
- julho (5)
- maio (9)
- abril (7)
- março (6)
- fevereiro (5)
- dezembro (1)
- novembro (3)
- outubro (1)
- julho (4)
- junho (7)
- maio (3)
- abril (3)
- março (4)
- fevereiro (9)
- janeiro (2)
- dezembro (4)
- novembro (9)
- outubro (4)
- setembro (4)
- agosto (10)
- julho (2)
- junho (2)
- maio (8)
- abril (10)
- março (4)
- dezembro (7)
- novembro (47)
- outubro (25)
- setembro (21)
- agosto (2)
- julho (1)