NOTA DO MOCLATE - GREVE DOS PROFESSORES
Reproduzimos mais uma nota sobre a greve do setor da educação no Estado de Rondônia.
NOTA DE SOLIDARIEDADE À GREVE DOS TRABALHADORES
EM EDUCAÇÃO EM RONDÔNIA
O Movimento Classista dos Trabalhadores em Educação vem a público se solidarizar e apoiar a luta dos trabalhadores em Educação da rede pública Estadual e do Município de Porto Velho contra as políticas de sucateamento da Educação Pública e frente ao processo de precarização da Educação enquanto um direito social conquistado pelos trabalhadores.
O conjunto de greves dos trabalhadores em Educação põe “em cheque” toda propaganda demagógica de Mauro Nazif (PSB) em Porto Velho e de Confúcio Moura (PMDB) em todo o Estado de Rondônia, que apresentam através dos monopólios de comunicação um mascaramento da realidade das escolas públicas. A quem interessa o desmantelamento da Educação Pública? A resposta é objetiva: às classes dominantes e todos os políticos lacaios e sanguessugas que tratam a educação como mercadoria e a colocam a serviço de seus interesses. Uma das faces do desmantelamento educacional é a desvalorização salarial e as péssimas condições de trabalho.
Nas escolas, os trabalhadores em Educação acabam sendo coagidos a reproduzir manuais e teorias pseudocientíficas, programas com “receitas fabulosas” para aprovação automática ou “aceleração”, que seguem o receituário de organismos internacionais que querem formar mão de obra barata para o mercado de trabalho (“Mais Educação”, “Ensino Médio Inovador”, “Correção de Fluxo Escolar”, “Aceleração”, etc). Programas oficiais impostos e propagandeados como a “salvação” da educação pública, que funcionam em galpões de igrejas ou associações de moradores, salas improvisadas em refeitórios, com “monitores” contratados que não recebem sequer um salário mínimo e não têm formação e o apoio necessário para desenvolver qualquer atividade pedagógica.
A escola está sendo esvaziada de conteúdo e forma-se a cada ano milhares de analfabetos funcionais. As exceções a esta regra perniciosa imposta pelo MEC e Secretarias de Educação de Estados e Municípios, são fruto da luta cotidiana dos trabalhadores em Educação que defendem a necessidade de se difundir o conhecimento universal e uma formação omnilateral.
Em termos estruturais as escolas públicas não oferecem condições de trabalho e mínimas condições de Ensino, faltam profissionais de diversas áreas e a alternativa apresentada pelos governos de plantão é a terceirização, que demandaria a contratação de empresas que na maioria das vezes são de propriedade de apadrinhados políticos (laranjas).
Neste sentido nos somamos à greve dos trabalhadores em Educação e conclamamos a todos a fortalecer, intensificar e radicalizar a greve a partir da base. Compreendemos que a organização das lutas não pode ficar restrita ao interior dos sindicatos, com decisões tomadas somente de “cima para baixo”, o que alimenta a burocracia sindical e uma visão deturpada da base frente aos objetivos da luta sindical e de sua própria participação na luta. Por isso, defendemos a formação de coletivos no interior de cada escola que tenha por objetivo organizar de forma combativa os trabalhadores, rompendo com as direções sindicais oportunistas que vêem na estrutura sindical um mero trampolim político para as próximas eleições podres e corruptas.
Nada neste mundo tem sido fácil para as classes exploradas e oprimidas. Mas somente através desse caminho conseguiremos construir uma escola que não nos trate como meros repetidores de fórmulas prontas e ou de “cuidadores de alunos”. Somente assim, poderemos ter uma escola que sirva aos verdadeiros interesses dos trabalhadores, capaz de transmitir-lhes o conhecimento científico e filosófico historicamente acumulado e de produzir novos conhecimentos necessários para a transformação social e para a construção de uma vida digna e feliz.
Apoiar e defender a Educação Pública!
Viva a luta combativa dos trabalhadores em Educação!
Fortalecer, intensificar e radicalizar a greve!
Rondônia, 04 de junho de 2013.
MOVIMENTO CLASSISTA DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO – MOCLATE
moclate.ro@gmail.com - http://blogdomoclate.blogspot.com
Gestão Interina
Tecnologia do Blogger.
MANIFESTAÇÃO
Fotos
Pesquisar conteúdo
Artigos Mais Vistos
-
A Comissão Eleitoral divulga a lista completa com integrantes, campus e a respectiva coordenadoria dos membros das chapas concorrentes ao ...
-
Parte 2: Hoje, dia 27 de setembro de 2011 não fosse a situação cômica por parte de um dos entrevistados na Rádio Educativa FM 94,5, s...
-
Um novo trote por uma nova Universidade Manifestamos nossas saudações ao momento de integração entre veteranos e calouros qu...
-
Porto Velho, 25 de novembro de 2011. Vimos aqui denunciar mais uma vez as armações e tramoias da quadrilha de Januário...
Categorias
- advogado (1)
- APOIO (36)
- ARIQUEMES (1)
- BONECO (1)
- BURITIS (1)
- Cacoal (1)
- DIREITO (1)
- ELEIÇÃO REITORIA (1)
- ESCOLA POPULAR (1)
- Eventos (1)
- FORA JANUÁRIO (1)
- GREVE (72)
- GREVE 2011 (1)
- IMPRENSA (1)
- IV ENCONTRO ESTUDANTES (1)
- JANUÁRIO (1)
- Jí-Paraná (1)
- JIRAU (1)
- latifúndio (1)
- Lúcio Flávio (1)
- Luta Camponesa (3)
- MANIFESTAÇÃO (2)
- MATERIAS (1)
- MEC. (1)
- MEPR (1)
- NOTAS (10)
- OCUPAÇÃO (49)
- OPERÁRIOS JIRAU (1)
- Pará (1)
- povo (1)
- PROFESSOR RENATO (1)
- REBELIÃO (1)
- REITOR (1)
- REVOLTA JIRAU (1)
- ROLIM DE MOURA (1)
- UNIMONTES (1)
- UNIR (22)
- USP (1)
- VIDEO (2)
Arquivos do blog
- julho (5)
- maio (9)
- abril (7)
- março (6)
- fevereiro (5)
- dezembro (1)
- novembro (3)
- outubro (1)
- julho (4)
- junho (7)
- maio (3)
- abril (3)
- março (4)
- fevereiro (9)
- janeiro (2)
- dezembro (4)
- novembro (9)
- outubro (4)
- setembro (4)
- agosto (10)
- julho (2)
- junho (2)
- maio (8)
- abril (10)
- março (4)
- dezembro (7)
- novembro (47)
- outubro (25)
- setembro (21)
- agosto (2)
- julho (1)