NOTA DCE SOBRE O TROTE


Um novo trote por uma nova Universidade
Manifestamos nossas saudações ao momento de integração entre veteranos e calouros que a universidade vive a cada início de semestre. Consequentemente os cursos se organizam para realizar o trote, e nesse ponto está nossa preocupação.
Em alguns casos o trote passa os limites da brincadeira e constrange alguns estudantes. Defendemos que o trote é saudável para os que se propõe a participar dele e que deva continuar acontecendo, porém com uma nova forma, condizente com nossa inteligência, criatividade e respeito aos outros.

O ser humano em geral, porém principalmente as mulheres, em muitos casos são tratadas como objetos e têm seu gênero, sexualidade e aparência física como alvo de piadas e muitas vezes até de comércio. Somos contra o “leilão de calouros/as” e acreditamos que existam outras maneiras melhores para se arrecadar recursos. Recomendamos aos estudantes que não alimentem na universidade essa visão machista e de coisificação do ser humano.

A entrada de novos estudantes é um momento propício à renovação das forças do movimento estudantil em luta constante por direitos. Sugerimos que os novos e antigos estudantes compartilhem suas experiências na luta por educação e que preparem os mais novos para assumirem a direção nos centros acadêmicos. Quem está saindo do curso sabe o quanto é difícil manter a dinamicidade nas entidades de base.


Se for para pintar e todos concordarem, pintem! Se quiserem fazer dinâmicas e brincadeiras, brinquem! Sejam livres para fazer tudo aquilo que não agrida a integridade física e a dignidade do outro. Expulsando assim do nosso cotidiano toda a banalização da violência que nos é jorrada por todos os lados pelos monopólios de imprensa e a indústria do besteirol norte-americano. Construindo hábitos e relações saudáveis, novas práticas que visem o avanço coletivo.
Companheiros, integrem-se, divirtam-se e lutem!


CONTRA OS TROTES HUMILHANTES E VIOLENTOS!
VIVA AO MOVIMENTO ESTUDANTIL!

Porto Velho, 01 de Fevereiro de 2013.
DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES - GESTÃO 23 DE NOVEMBRO

POSTED BY DCE-UNIR
POSTED IN
DISCUSSION 1 Comment

One Response to : NOTA DCE SOBRE O TROTE

  1. Camila Araujo says:

    Olá !
    Gostaria de pedir autorização para usar a imagem que as duas garotas estão se abraçando.
    É para colocar num evento sobre Trote Machista da Frente Feminista Casperiana Lisandra.
    Os créditos pela imagem serão divulgados.

Leave a Reply

Gestão Interina

Minha foto
O DCE está com uma Gestão Interina, em breve acontecerão eleições!
Tecnologia do Blogger.