É GREVE GERAL CONTRA O DESMANTELAMENTO DA UNIR! - Panfleto


Estamos em greve desde a última quarta-feira(14/09), quando mais de 500 estudantes lotaram o auditório Paulo Freire no campus da Universidade Federal de Rondônia(UNIR) de Porto Velho e aprovaram, por unanimidade, GREVE GERAL dos estudantes por tempo indeterminado. Os professores também entraram em greve no mesmo dia pela manhã.

Após a aprovação da greve, os estudantes se dirigiram à UNIR-Centro (REItoria) e lá fizeram uma grande manifestação para anunciar à sociedade que estão em GREVE e que não abaixarão suas cabeças diante dos desmandos do Governo Federal/MEC e da REItoria da UNIR.

No dia 15/09, os estudantes e professores do campus de Rolim de Moura aderiram à greve e paralisaram as atividades em todos os cursos.

No dia seguinte(16/09), foi a vez dos estudantes do campus de Guajará Mirim. Em ato de protesto, fecharam a BR-425 e anunciaram adesão à greve estudantil em todos os cursos.

A UNIR está em RUINAS:

Desde 2007, o governo federal, através do REUNI, vem aprofundando a precariedade nas universidades brasileiras. Na UNIR, os últimos 4 anos foram marcados pela criação de 17 novos cursos e ampliação das vagas já existentes, enquanto que a estrutura de salas de aulas, laboratórios, restaurantes, banheiros e bibliotecas continuaram praticamente as mesmas. Durante este período, a expansão irresponsável gerada pelo REUNI, fez com que o número de alunos na UNIR aumentasse em 55%, correspondendo a cerca de três mil novos estudantes.

Além disso, o número de professores não atende nem de longe às necessidades da Universidade. Existe uma defasagem de mais de 200 profissionais. Quanto aos técnicos, a situação é pior, pois de 2007 até 2010 foram contratados somente 14 novos funcionários.
Nossa universidade nunca esteve tão suja, abandonada, sucateada e jogada às traças. Falta tudo! Faltam salas de aula, faltam dezenas de laboratórios, livros, Restaurante Universitário, Hospital Universitário, moradia estudantil, bolsas de assistência estudantil, material de limpeza e higiene etc e etc. Os banheiros, bebedouros, recolhimento do lixo e limpeza dos campi são vergonhosos e cada dia piores. Os campi se tornaram verdadeiros campos de obras, com construções abandonadas por todo lado, sendo que várias delas são do REUNI e dependiam de recursos que não vieram e não virão.

Pra piorar, no início do ano, o governo Dilma(PT) anunciou que não seria contratado nenhum servidor público em 2011, cortou do orçamento da educação, de 2011, o valor de 3,1 bilhões, reduziu em 50% os gastos com custeio(diárias, assistência estudantil e material de consumo) das universidades e proibiu a contratação de novos servidores. Seu discurso prega melhorias, mas no fundo retira verbas do ensino público, injetando estas no ensino privado.

Não descansaremos até a vitória!

CHEGA! Estamos cansados de esperar por algo que não virá sem luta. Exigimos todos os nossos direitos! Queremos e não descansaremos até conquistar todas a nossas reivindicações. Uma nova universidade é necessária e que essa sim tenha qualidade, seja de fato democrática, gratuita e que sirva ao povo trabalhador e não à interesses eleitorais, empresariais ou de grupos de poder.

Já estamos cansados das promessas deste REItor déspota que administra a Universidade via ad-referendum, remontando ao o Regime Militar. Exigimos transparência, autonomia e participação equitativa na gestão da universidade, os estudantes não só podem como devem participar com maior peso nos conselhos superiores.

Porto Velho, 19 de setembro de 2011.

Fora REItor Januário do Amaral!
Abaixo à “reforma” universitária e os sucessivos cortes de verbas da educação!
Por uma universidade pública, gratuita, democrática e de qualidade!

COMANDO GERAL DE GREVE DOS ESTUDANTES DA UNIR

POSTED BY DCE-UNIR
POSTED IN ,
DISCUSSION 0 Comments

Leave a Reply

Gestão Interina

Minha foto
O DCE está com uma Gestão Interina, em breve acontecerão eleições!
Tecnologia do Blogger.