RISCO DE CONFRONTO COM A POLÍCIA FEDERAL EM REINTEGRAÇÃO DE POSSE

A polícia federal nesta sexta-feira, 21 de outubro, contando com todo seu efetivo, tentará reintegração de posse no prédio da UNIR - Universidade Federal de Rondônia, ocupada a mais de 15 dias por estudantes que exigem o afastamento imediato do reitor José Januário de Oliveira Amaral e que o MEC instaure processo administrativo disciplinar e apure através de Auditoria externa as diversas irregularidades apontadas em um DOSSIÊ entregue ao Secretário de Ensino Superior do MEC, que esteve em visita à UNIR tentando intermediar um acordo. Em assembléia com mais de 200 estudantes, a maioria absoluta optou por resistir à reintegração de posse. O Comando de Greve dos Docentes, disse que irá apoiar a decisão dos estudantes e montar um cordão humano para conter a ação de reintegração e coibir excessos.

Outra informação importante, é que, autorizado pelos estudantes, os únicos que tem acesso ao prédio ocupado, dois docentes da UNIR, observaram que não há qualquer dano ao patrimônio público da UNIR e ao prédio histórico. Os estudantes já realizaram filmagens da parte interna do prédio e avisam que qualquer dano material será de responsabilidade da polícia federal. "Este prédio histórico nunca foi tão bem cuidado, quanto é agora", aponta um estudante responsável pela equipe de limpeza e organização do local. "Não queremos desocupar o prédio, até que o MEC, num prazo de 10 dias, estabelecido na última audiência, apresente os resultados das denúncias realizadas. Outro motivo crucial para não desocuparmos, é que estamos preocupados com a ocultação de provas que incriminam o reitor Januário Amaral", diz uma acadêmica de Medicina. "Se o reitor retomar este prédio, irá desaparecer com processos e outros documentos, como já fizeram com computadores de uma pró-reitoria, que após denuncias, foram transportados à noite. A polícia federal já sabe disso, mas ao invés de garantir uma investigação para prender corruptos, quer reprimir estudantes", conclui um estudante de Psicologia, responsável pela disciplina da ocupação.



O Movimento responsabilizará o MEC, o Reitor José Januário de Oliveira Amaral e dois parlamentares da bancada federal de Rondônia que o apoiam se qualquer dano ao patrimônio ou eventuais incidentes envolvendo feridos venha ocorrer na manhã desta sexta-feira.

POSTED BY DCE-UNIR
POSTED IN ,
DISCUSSION 0 Comments

Leave a Reply

Gestão Interina

Minha foto
O DCE está com uma Gestão Interina, em breve acontecerão eleições!
Tecnologia do Blogger.