AUTOCONTROLE - Estudante de Direito de Cacoal expõe a realidade do campus

AUTOCONTROLE

Está aí algo que tento aprimorar a cada dia que se passa na minha vida, mas está complicado...

Meu autocontrole foi testado ontem (24/11/11), no final da aula de Direito Administrativo I, com o Profº. Ms. Silvério dos Santos Oliveira (não se preocupem, caros colegas, com o nome aqui citado, pois tudo que será dito aproximadamente 40 acadêmicos (as) ouviram - nada além da verdade!).

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) vem se destacando por uma luta de discentes e docentes em prol de uma universidade digna e de direito. Como bem estampou a "mídia nacional" (não sou apegada a ela, mas vamos admitir que o fato é de relevância social), o Reitor José Januário de Oliveira do Amaral renunciou o cargo após quase 2 meses de ocupação da reitoria em Porto Velho/RO e greve há 70 dias pela classe universitária, devido reportagens mostrando as reais condições da UNIR, além de uma série de investigações sobre desvios de dinheiro público.

Ouvimos dizer: "o Reitor foi eleito democraticamente e não pode ser deposto do cargo" - deixem os "Caras-pintadas" ouvirem isso! O fato é que a pressão foi grande o suficiente para ser decretada a nossa vitória - quando a maioria clama é o bem maior a se fazer.

O professor citado acima, na referida aula, não sei por quais motivos e nem quero saber, disse que: 1) não foi o melhor a ser feito; 2) o prejuízo da paralisação foi enorme e alguém será responsabilizado; 3) provavelmente as atividades que foram realizadas até aqui serão canceladas; 4) devemos nos ater mais as qualidades do Reitor do que aos seus defeitos; 5) quem nunca errou, quem não possui um "pecadinho" que atire a primeira pedra.

Em suma, foram essas as palavras finais da aula do professor. Respeitando seu direito de se manifestar e o princípio da "presunção da inocência" do "Magnífico Reitor", venho aqui desabafar - tive autocontrole em sala de aula, mas aqui não dá pra segurar. Não que não tive coragem, pelo contrário, segurei-me! O problema é que são poucas as pessoas que possuem "dificuldades com o autocontrole" na minha turma e não seria "conveniente" um grito da minoria.

Segue abaixo minhas considerações sobre as falas do referido professor:

1) Óbvio que foi o melhor a ser feito. Independentemente da "presunção da inocência" de direito do Reitor, a MAIORIA da classe acadêmica pedia por isso. Só se mantém no poder quem o povo quer. Isso não é verídico e comprovado pela Constituição da República Federativa do Brasil?!

2) Como assim o prejuízo da paralisação foi enorme e alguém vai ser responsabilizado por isso?! Quer prejuízo maior do que mais de 10 anos de universidade em condições precárias?! Não me interessa se "prejudicaram" a imagem da UNIR e muito menos se alguns campi do interior estão em condições estáveis - o que interessa é que alguma coisa precisava ser feita frente ao descaso e ao abandono existente na UNIR.

3) A descentralização das atividades dos campi e os futuros acordos servem justamente para solucionar problemas referentes à paralisação. Não adianta querer causar alvoroço aos acadêmicos (as) que apoiavam a greve e a destituição do Reitor, mesmo sem terem paralisado as atividades acadêmicas, dizendo que as mesmas serão canceladas. Dizer isto juntamente com "alguém" vai ser responsabilizado pelos prejuízos causados é COAÇÃO.

4) Como assim se ater mais as qualidades do Reitor?! Sinto muito se os "pequenos defeitos" dele estão ascendendo ultimamente. Só não venha me dizer que aumento de vagas, duplicação da quantidade de cursos e aumento no quadro de professores são atos da "boa vontade" dele. Até onde sei são obrigações e determinações do Governo Federal.

5) Não se trata aqui de "erros" e/ou "pecados". Respeitando a "presunção da inocência", "suponhamos" então que o "Magnífico Reitor" seja declarado culpado com sentença em trânsito julgado - vais dizer que ele errou?! Uma coisa é errar, outra é ter DESVIO DE CARÁTER!

Não preciso nem dizer o que me fez pensar nessa postagem, não é pessoal?! F-A-C-U-L-D-A-D-E

O porquê de tudo isso? InDIGnação. Eu reflito a minha vivência e as palavras do professor eram as que estavam mais próximas de tudo isso que tenho vivido nos últimos dias.

Isso sim é que é D-E-M-O-C-R-A-C-I-A! Viva a LUTA ESTUDANTIL!
VITÓRIA, VITÓRIA E VITÓRIA...

*Alguém aí tem alguma dúvida? Pode perguntar...

rsrs

Até mais parceiros (as) de caminhada! *.*

POSTED BY DCE-UNIR
POSTED IN ,
DISCUSSION 2 Comments

2 Responses to : AUTOCONTROLE - Estudante de Direito de Cacoal expõe a realidade do campus

  1. Anônimo says:

    Muito bom seu texto e sua coragem!

  2. Sou da exatas, sou arquitetura...SO POSSO DIZER QUE ESTÁ PERFEITO A FOTINHA AO LADO...HAHAHAHA

Leave a Reply

Gestão Interina

Minha foto
O DCE está com uma Gestão Interina, em breve acontecerão eleições!
Tecnologia do Blogger.