FENED - Federação Nacional de Estudantes de Direito (Moção de Apoio)

Moção de apoio à greve na Universidade Federal de Rondônia

A Federação Nacional de Estudantes de Direito entendendo que a luta por uma educação pública, de qualidade e socialmente referendada se faz na união combativa das três categorias que compõem a universidade (estudantes, técnicos e professores), vem por meio desta nota, tornar público o apoio à greve na UNIR (Universidade Federal de Rondônia).

Reconhecemos o que ocorre na UNIR enquanto um fato não isolado de todo o contexto de políticas públicas sucateadoras da educação, aplicadas no ensino superior e técnico, que caracterizaram os governos neoliberais, incluindo os petistas.

Implementam-se programas de governo que pregam um discurso de democratização do ensino e acesso de todas as camadas sociais à universidade. No entanto, cotidianamente, vemos a aprovação reiterada de decretos que desmantelam a universidade pública, para, em seguida, legitimar o investimento feito pelo capital privado. Vivenciamos, assim, um presente de descaso total, e um futuro obscuro para a própria existência da universidade como tal.

Ainda, encontram-se as reitorias, que, legitimadas pelo governo, aceitam os decretos como mero instrumento de fantoches. E mais: cumprem o papel fundamental de repressão aos movimentos que defendem uma educação pública mantida com verba pública, ao favorecer a reprodução das relações que conservam a atual ordem das coisas, bem como fomentando o dominío do espaço universitário pelas grandes empresas investidoras.

Pode-se dizer que esta repressão acontece nos moldes da que ocorria no período ditatorial. A polícia começou a seguir os líderes do movimento por todos os lugares. Ameaças e ataques surpresas estão sendo feitos. Professores são presos em plena manifestação à luz do dia sem nenhum motivo legal. Estudantes foram perseguidos e presos após saírem de uma gráfica com os panfletos que chamavam para uma manifestação para divulgar a lastimável estrutura física e de pessoal da UNIR. Não bastasse isso, deputados são agredidos sem que ninguém venha a ser punido por nenhum desses atos de arbitrariedade.

É este o Estado Democrático de Direito que buscamos para a nossa sociedade? É este o estado Democrático de Direito que queremos construir e fortalecer?

Por isso que a FENED se posiciona a favor dos grevistas, a favor das suas reivindicações, a favor de uma universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Que possua uma educação inclusiva e que busque o fim das desigualdades sociais existentes na realidade concreta da sociedade atual.

Federação Nacional de Estudantes de Direito - FENED

POSTED BY DCE-UNIR
POSTED IN , ,
DISCUSSION 0 Comments

Leave a Reply

Gestão Interina

Minha foto
O DCE está com uma Gestão Interina, em breve acontecerão eleições!
Tecnologia do Blogger.