Moção de apoio da Executiva Fluminense de Estudantes de Pedagogia



Defender a educação pública é um dever! Todo apoio à justa ocupação da REItoria da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)!

Por todo o mundo temos visto a juventude ocupar as ruas e erguer gigantescas manifestações em defesa de seus direitos ameaçados. Grécia, Honduras, Chile. Em todos os continentes, em praticamente todos os países os protestos têm sido a forma encontrada pelo povo para manter seu acesso a condições de vida dignas. No caso da educação, encarada cada vez mais como uma mercadoria pelos governos de turno, sendo cada vez mais privatizada e sucateada, estudantes, professores e funcionários se lançam às greves e erguem barricadas contra as “reformas” privatistas de organismos como Banco Mundial, FMI, OCDE, etc.


No Brasil, infelizmente, não tem sido diferente. No princípio do ano o governo federal cortou R$ 3 bilhões do já insuficiente orçamento previsto para a educação, enquanto aumenta gastos com superávit primário e construção de estádios para Copa e Olimpíadas. Sem falar na corrupção, claro. Frente a isto, também em nosso país, os estudantes têm se rebelado. Entendemos que a greve dos estudantes e professores da Universidade Federal de Rondônia, e a ocupação da REItoria são reflexo da onda de indignação e protestos que ganha força em nosso país, e é também um exemplo de combatividade muito importante.


Repudiamos que um professor seja preso no interior da REItoria, repudiamos que um REItor flagrado em irregularidades pela Controladoria geral da União seja mantido em seu cargo apenas por ser apadrinhado por um senador da “base aliada” do governo (Valdir Raupp -PMDB), repudiamos qualquer ato de agressão que possa ocorrer por parte da polícia federal contra os estudantes e, finalmente, repudiamos o Ministro da Educação Fernando Haddad, que é tão conhecido pelos estudantes de pedagogia pela maneira autoritária com que impôs as Diretrizes Curriculares Nacionais para nosso curso, descumprindo sua palavra assumida perante nossos representantes.



Por tudo isso nós estudantes de pedagogia,membros da Executiva Fluminense, saudamos desde o Rio de Janeiro o exemplo de persistência e combatividade dos estudantes da UNIR e afirmamos a nossa convicção de que os estudantes brasileiros devem se UNIR numa só corrente em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, em defesa da democracia interna nas universidades e contra a criminalização do movimento estudantil.




VIVA A COMBATIVA GREVE DOS ESTUDANTES DA UNIR!

FORA JANUÁRIO!

FORA POLÍCIA FEDERAL DA UNIR!

VIVA A LUTA DOS ESTUDANTES BRASILEIROS!

POSTED BY DCE-UNIR
POSTED IN , ,
DISCUSSION 0 Comments

Leave a Reply

Gestão Interina

Minha foto
O DCE está com uma Gestão Interina, em breve acontecerão eleições!
Tecnologia do Blogger.