NOTA: REItor convoca reunião, não recebe estudantes e chama efetivo policial


Porto Velho, 29 de setembro de 2011

1- No dia 27 de setembro, o Reitor da UNIR, Januário da Amaral, publicou nota no sítio da universidade, sob o título “UNIR reitera convite ao Comando de Greve para assembleia”, onde explicita que os professores se recusam a negociar e reitera o convite ao Comando Geral de Greve dos Professores e Alunos para assembleia no auditório da UNIR-Centro amanhã, 28/09/2011, às 16 horas”.

2- Respondemos no ofício nº010/2011 confirmando presença na reunião convocada levando em conta os termos estabelecidos para a reunião pelo próprio Reitor, ou seja, que a reunião seria no formato de assembleia e aberta a todos. Porém, no horário e data marcada fomos impedidos de entrar na UNIR-CENTRO por cerca de 30 policiais(entre Polícia Federal e Polícia Militar). Repudiamos tal atitude fascista, covarde e antidemocrática!

3- Como se não bastasse o REItor retirou do sítio oficial da universidade a tal convocatória. Quem quiser conferir pode acessá-la no Blog do DCE(http://dceunir.blogspot.com/p/documentos-greve-geral-2011.html). Repudiamos as tentativas de ludibriamento da sociedade e da comunidade acadêmica ao retirar o comunicado do site oficial, evidenciando má-fé e uma clara intenção de se safar das negociações com os estudantes.

4- Repudiamos ainda o papel do governador Confúcio Moura(PMDB) em aceitar enviar a Polícia Militar armada para reprimir estudantes que lutam por seus justos direitos e na defesa da universidade.

5- Em Assembleia Geral os estudantes analisaram a resposta do REITOR às pautas de reivindicações e constataram que nada fora resolvido de fato. Não passava de novas promessas e novas tentativas de livrar-se da responsabilidade do caos instalado na instituição. Diante desta situação uma nova pauta foi aprovada e colocada como condição para retomada das negociações: Que o Prof. José Januário de Oliveira Amaral seja afastamento da Reitoria da UNIR e a Vice-Reitora assuma seu posto até que seja feito a apuração de todas as supostas irregularidades.

6 - Por esses e por muitos outros motivos exigimos o afastamento do REItor. Entre os estudantes ele não tem representatividade alguma e muito menos condições de permanecer como reitor da universidade.

7- Hoje ele nos acusa de estarmos fazendo política. Sempre fizemos política e em nenhum momento negamos isto, porém diferente do que estão acostumadas pessoas como ele que tem seus cargos nomeados, não defendemos interesses eleitoreiros de nenhum partido político ou grupo de poder, pelo contrário combatemos veementemente este tipo de prática canalhocrática. Não nos meçam por suas medidas!

8- Nosso movimento tem a característica do NOVO Movimento Estudantil que tem se espalhado pelo Brasil inteiro em resposta aos ataques do governo federal e seus fantoches reitores contra o ensino público. Somos do Movimento Estudantil independente e combativo, que luta por uma transformação profunda na estrutura das universidades e escolas, bem como de toda a sociedade e da vida do povo brasileiro. E assim permaneceremos! No caminho da luta e na defesa intransigente e incessante da universidade pública, gratuita, verdadeiramente democrática, de qualidade e que sirva aos interesses do povo.

9- Seguiremos firmes na defesa da democracia na universidade até o afastamento do REItor. Os estudantes já não pedem, exigem: FORA JANUÁRIO!


Comando Geral de Greve dos Estudantes da UNIR

POSTED BY DCE-UNIR
POSTED IN , ,
DISCUSSION 0 Comments

Leave a Reply

Gestão Interina

Minha foto
O DCE está com uma Gestão Interina, em breve acontecerão eleições!
Tecnologia do Blogger.