Moção de repúdio a repressão policial a greve dos professores e estudantes da Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Os professores e estudantes presentes no III Seminário Internacional Sobre o Subdesenvolvimento e o Atraso Social, vem a público prestar seu apoio e solidariedade à combativa e justa luta dos docentes e estudantes da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, que desde o dia 14 de setembro estão em Greve.

O movimento é legitimo e tem como exigência um conjunto de reivindicações estruturais para os cursos da UNIR e o afastamento do Reitor José Januário de Oliveira Amaral por diversas denúncias de irregularidades em sua administração.

Repudiamos toda e qualquer ação de criminalização de estudantes e docentes em luta, por considerar justa e honesta a reivindicação de defender a qualidade da Universidade, enquanto instituição pública que prima por desenvolver Ensino, Pesquisa e Extensão que sirvam verdadeiramente as necessidades do povo e do desenvolvimento da nação.

A Universidade Pública, como espaço de produção do conhecimento, deve atender aos interesses da sociedade e garantir uma educação comprometida com a reflexão crítica.

Conforme denúncias, no caso da UNIR. a tentativa da Reitoria de assediar moralmente estudantes e docentes em estágio probatório teve nos últimos dias a colaboração da ação fascista da Polícia Federal, que se dirigiu no dia 21 de outubro à ocupação da Reitoria e de forma truculenta e sem qualquer justificativa prendeu o professor Valdir Aparecido de Souza e feriu apoiadores do movimento de Greve.

Os presentes ao III Seminário por acreditarem na justa luta docente e estudantil por uma universidade autônoma oferece toda solidariedade a greve dos docentes e estudantes da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, no qual prestamos nosso apoio e nossa disposição em defesa da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade.

Petrolina, 26 de outubro de 2011.

POSTED BY DCE-UNIR
POSTED IN , ,
DISCUSSION 0 Comments

Leave a Reply

Gestão Interina

Minha foto
O DCE está com uma Gestão Interina, em breve acontecerão eleições!
Tecnologia do Blogger.