NOTA PÚBLICA - Associação Brasileira dos advogados do Povo – ABRAPO


NOTA PÚBLICA


A Associação Brasileira dos advogados do Povo – ABRAPO vem a público reafirmar seu apoio e solidariedade à combativa e justa luta dos Docentes e Estudantes da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, que desde o dia 14 de setembro estão em Greve.

O movimento é legitimo e tem como exigência um conjunto de reivindicações estruturais para os cursos da UNIR e o afastamento do Reitor José Januário de Oliveira Amaral por diversas denúncias de irregularidades em sua administração.

A ABRAPO também repudia toda e qualquer ação de criminalização de estudantes e docentes em luta, por considerar justa e honesta a reivindicação de defender o caráter científico da Universidade, enquanto instituição pública que prima por desenvolver Ensino, Pesquisa e Extensão que sirvam verdadeiramente aos anseios do povo.

A Universidade Pública, como espaço de produção do conhecimento, deve atender aos interesses da sociedade e garantir uma educação comprometida com a reflexão crítica.

Há anos que o Movimento Estudantil da UNIR tem lutado pela defesa intransigente do caráter público da Universidade.

O direito de greve tem sido atacado e desrespeitado cotidianamente, por este Estado. Nesse último período várias greves justas e legitimas foram julgadas “ilegais” e “abusivas” por esse comprometido sistema judiciário, que só serve aos interesses deste velho Estado, burocrático – latifundiário.

Conforme denúncias, no caso da UNIR. a tentativa da Reitoria de assediar moralmente estudantes e docentes em estágio probatório teve nos últimos dias a colaboração da ação fascista da Polícia Federal, que se dirigiu no dia 21 de outubro à ocupação da Reitoria e de forma truculenta e sem qualquer justificativa prendeu o professor Valdir Aparecido de Souza e feriu apoiadores do movimento de Greve.

A Policia Federal, através da Superintendência Regional de RO, tem agido de forma abusiva, truculenta e ilegal. O Delegado Eduardo Brun chegou ao absurdo de ameaçar, constranger e intimidar o jornalista Everaldo Fogaça do site “O Observador”.

O Delegado Eduardo Brun indiciou o Jornalista Everaldo Fogaça, pelo mesmo ter publicado uma nota aberta do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UNIR, em seu site.

Durante o depoimento, colhido na sede da Policia Federal, o Delegado se alterou várias vezes, dando socos na mesa, chegando ao ponto de mandar o advogado Caetano Vindimiati, que acompanhava o depoimento do Jornalista, calar a boca.

Este fato deixa claro como tem agido a Policia Federal, com abuso e desrespeito, atacando e desrespeitando os estudantes, professores, jornalistas e atentando contra as Prerrogativas dos advogados!

Certos de que esta Nota possa fortalecer a luta de Docentes e Estudantes da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, no qual prestamos nossa solidariedade, nos colocamos para denunciar todos os abusos e quaisquer outras tentativas de conter a luta de professores e estudantes na defesa da Universidade Pública.

Belo Horizonte, 25 de outubro de 2011.




POSTED BY DCE-UNIR
POSTED IN , ,
DISCUSSION 0 Comments

Leave a Reply

Gestão Interina

Minha foto
O DCE está com uma Gestão Interina, em breve acontecerão eleições!
Tecnologia do Blogger.