MOÇÃO DE APOIO À LUTA DOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

A Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) vem por meio desta moção, apoiar a luta dos estudantes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) por melhorias estruturais e da qualidade do ensino naquela instituição.

A UNIR tem sofrido, a exemplo de várias outras universidades públicas do país, um processo de desmantelamento e precarização estrutural e qualitativa através do sub-financiamento, parcerias público-privadas e má qualidade da assistência estudantil.

Entendemos, portanto que a mobilização por uma educação pública de qualidade é legítima e deve ser uma das lutas principais do movimento estudantil.

Diante dessas mobilizações que questionam a precarização da educação o governo e os gestores das instituições muitas vezes têm partido para a criminalização do movimento estudantil, seja denegrindo e desmerecendo as reivindicações dos estudantes ou até mesmo através da truculência e violência física.

Colocamo-nos a favor das legítimas mobilizações que têm ocorrido na UNIR por parte do movimento estudantil e dos trabalhadores da instituição (professores e servidores) e repudiamos veementemente a atitude tomada pela reitoria da instituição ao permitir a atuação da polícia, evidenciando um processo de criminalização do movimento estudantil associado com a luta dos trabalhadores.

Veja original em PDF


POSTED BY DCE-UNIR
POSTED IN , ,
DISCUSSION 0 Comments

Leave a Reply

Gestão Interina

Minha foto
O DCE está com uma Gestão Interina, em breve acontecerão eleições!
Tecnologia do Blogger.