CEBRASPO - Nota Pública em solidariedade aos docentes e estudantes da UNIR

NOTA PÚBLICA

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos – CEBRASPO vem por meio desta nota expressar solidariedade à combativa e justa luta dos Docentes e Estudantes da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, que desde o dia 14 de setembro iniciaram Greve por tempo indeterminado em que exigem um conjunto de reivindicações estruturais para os cursos da UNIR e o afastamento do Reitor José Januário de Oliveira Amaral por ocasião de diversas denúncias de irregularidades em sua administração.

O CEBRASPO também repudia toda e qualquer ação de criminalização de estudantes e docentes em luta, por considerar justa e honesta a reivindicação de defender o caráter científico da Universidade, enquanto instituição pública que prima por desenvolver Ensino, Pesquisa e Extensão que sirvam verdadeiramente aos anseios do povo.

Há anos que o Movimento Estudantil da UNIR tem lutado pela defesa intransigente do caráter público da Universidade, inclusive com ações que denunciaram a farsa propagandista do REUNI, que na prática criou cursos deficitários que não oferecem qualidade de Ensino e precarizam o trabalho docente.
Sempre que se levantam os povos, são taxados de bandidos, criminosos, tentando desqualificar o legítimo protesto popular. Para este fim, o velho Estado conta com o apoio sistemático dos monopólios de comunicação, que divulgam e massificam a versão da polícia, maquiando e distorcendo fatos, sendo uma força auxiliar deste Estado que age de forma criminosa tentando coagir o povo a não lutar. Mesmo com toda esta propaganda ideológica que justifica a criminalização dos pobres em geral e da luta popular em especifico, o povo brasileiro volta a sua indignação contra o Velho Estado e os estudantes e trabalhadores em Educação tem demonstrado nos recentes protestos sua disposição de luta.

No caso da UNIR, a tentativa da Reitoria de assediar moralmente estudantes e docentes em estágio probatório teve nos últimos dias a colaboração da ação fascista da Polícia Federal que se dirigiu no dia 21 de outubro à ocupação da Reitoria e de forma truculenta e sem qualquer justificativa prendeu o professor Valdir Aparecido de Souza e feriu apoiadores do movimento de Greve.
Certos de que esta Nota possa fortalecer a luta de Docentes e Estudantes da Universidade Federal de Rondônia – UNIR no qual prestamos nossa solidariedade nos colocamos para denunciar nacionalmente e internacionalmente qualquer tentativa de conter o avanço do protesto popular.

Rio de Janeiro, 26 de outubro de 2011.


CEBRASPO - Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos
http://www.cebraspo.org.br

POSTED BY DCE-UNIR
POSTED IN , ,
DISCUSSION 0 Comments

Leave a Reply

Gestão Interina

Minha foto
O DCE está com uma Gestão Interina, em breve acontecerão eleições!
Tecnologia do Blogger.