CEBRASPO - Nota Pública em solidariedade aos docentes e estudantes da UNIR
NOTA PÚBLICA
O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos – CEBRASPO vem por meio desta nota expressar solidariedade à combativa e justa luta dos Docentes e Estudantes da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, que desde o dia 14 de setembro iniciaram Greve por tempo indeterminado em que exigem um conjunto de reivindicações estruturais para os cursos da UNIR e o afastamento do Reitor José Januário de Oliveira Amaral por ocasião de diversas denúncias de irregularidades em sua administração.
O CEBRASPO também repudia toda e qualquer ação de criminalização de estudantes e docentes em luta, por considerar justa e honesta a reivindicação de defender o caráter científico da Universidade, enquanto instituição pública que prima por desenvolver Ensino, Pesquisa e Extensão que sirvam verdadeiramente aos anseios do povo.
Há anos que o Movimento Estudantil da UNIR tem lutado pela defesa intransigente do caráter público da Universidade, inclusive com ações que denunciaram a farsa propagandista do REUNI, que na prática criou cursos deficitários que não oferecem qualidade de Ensino e precarizam o trabalho docente.
Sempre que se levantam os povos, são taxados de bandidos, criminosos, tentando desqualificar o legítimo protesto popular. Para este fim, o velho Estado conta com o apoio sistemático dos monopólios de comunicação, que divulgam e massificam a versão da polícia, maquiando e distorcendo fatos, sendo uma força auxiliar deste Estado que age de forma criminosa tentando coagir o povo a não lutar. Mesmo com toda esta propaganda ideológica que justifica a criminalização dos pobres em geral e da luta popular em especifico, o povo brasileiro volta a sua indignação contra o Velho Estado e os estudantes e trabalhadores em Educação tem demonstrado nos recentes protestos sua disposição de luta.
No caso da UNIR, a tentativa da Reitoria de assediar moralmente estudantes e docentes em estágio probatório teve nos últimos dias a colaboração da ação fascista da Polícia Federal que se dirigiu no dia 21 de outubro à ocupação da Reitoria e de forma truculenta e sem qualquer justificativa prendeu o professor Valdir Aparecido de Souza e feriu apoiadores do movimento de Greve.
Certos de que esta Nota possa fortalecer a luta de Docentes e Estudantes da Universidade Federal de Rondônia – UNIR no qual prestamos nossa solidariedade nos colocamos para denunciar nacionalmente e internacionalmente qualquer tentativa de conter o avanço do protesto popular.
Rio de Janeiro, 26 de outubro de 2011.
CEBRASPO - Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos
http://www.cebraspo.org.br
http://www.cebraspo.org.br
Gestão Interina
Tecnologia do Blogger.
MANIFESTAÇÃO
Fotos
Pesquisar conteúdo
Artigos Mais Vistos
-
A Comissão Eleitoral divulga a lista completa com integrantes, campus e a respectiva coordenadoria dos membros das chapas concorrentes ao ...
-
Parte 2: Hoje, dia 27 de setembro de 2011 não fosse a situação cômica por parte de um dos entrevistados na Rádio Educativa FM 94,5, s...
-
Um novo trote por uma nova Universidade Manifestamos nossas saudações ao momento de integração entre veteranos e calouros qu...
-
Porto Velho, 25 de novembro de 2011. Vimos aqui denunciar mais uma vez as armações e tramoias da quadrilha de Januário...
Categorias
- advogado (1)
- APOIO (36)
- ARIQUEMES (1)
- BONECO (1)
- BURITIS (1)
- Cacoal (1)
- DIREITO (1)
- ELEIÇÃO REITORIA (1)
- ESCOLA POPULAR (1)
- Eventos (1)
- FORA JANUÁRIO (1)
- GREVE (72)
- GREVE 2011 (1)
- IMPRENSA (1)
- IV ENCONTRO ESTUDANTES (1)
- JANUÁRIO (1)
- Jí-Paraná (1)
- JIRAU (1)
- latifúndio (1)
- Lúcio Flávio (1)
- Luta Camponesa (3)
- MANIFESTAÇÃO (2)
- MATERIAS (1)
- MEC. (1)
- MEPR (1)
- NOTAS (10)
- OCUPAÇÃO (49)
- OPERÁRIOS JIRAU (1)
- Pará (1)
- povo (1)
- PROFESSOR RENATO (1)
- REBELIÃO (1)
- REITOR (1)
- REVOLTA JIRAU (1)
- ROLIM DE MOURA (1)
- UNIMONTES (1)
- UNIR (22)
- USP (1)
- VIDEO (2)
Arquivos do blog
- julho (5)
- maio (9)
- abril (7)
- março (6)
- fevereiro (5)
- dezembro (1)
- novembro (3)
- outubro (1)
- julho (4)
- junho (7)
- maio (3)
- abril (3)
- março (4)
- fevereiro (9)
- janeiro (2)
- dezembro (4)
- novembro (9)
- outubro (4)
- setembro (4)
- agosto (10)
- julho (2)
- junho (2)
- maio (8)
- abril (10)
- março (4)
- dezembro (7)
- novembro (47)
- outubro (25)
- setembro (21)
- agosto (2)
- julho (1)